domingo, julho 11, 2010

«Contas feitas, ó jornalista, sabes quanto vales, sabes, sabes, sabes? 14%»

No Correio da Manhã (via Historiador do Instante): "Venho defendendo há muito a tese de que o negócio do jornalismo é na realidade um negócio cujo valor reside na embalagem e transporte e não na matéria prima. Bem sei que tal contraria a ideia que os meus distintos colegas gostam de ter do seu trabalho -- até porque sem pensarmos bem do que fazemos não vamos conseguir fazer nada. A matéria prima -- isto é: a informação -- é praticamente grátis. O processo de a recolher e tratar até constituir uma massa com algum interesse -- uma notícia -- envolve pessoas treinadas. As pessoas e seus os processos são a "parte editorial" da atividade. Em média, nos EUA, a parte editorial representa 14% dos custos de um jornal. Mais de metade, 52%, são custos de produção (conclusões do Chief Economist da Google, Hal Varian, que estudou elementos estatísticos da US Statistical Abstract, da Newspaper Association of America, da Pew Foundation e de fontes académicas)." [artigo integral]

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