quinta-feira, outubro 18, 2007

Bareme Rádio: audiências continuam a descer

Na Meios & Publicidade: O meio rádio continuou a perder ouvintes no terceiro trimestre de 2007, ao descer 2,2% em relação à vaga anterior e 6,64% face ao período homólogo, segundo dados divulgados sexta-feira pelo Bareme - Rádio.
Neste contexto o Grupo Renascença continua a posicionar duas estações no topo das rádios mais ouvidas, sendo que a RFM mantém a liderança, com os mesmos 14% de audiência acumulada de véspera (AAV) que havia registado na vaga anterior. Embora mantenha a segunda posição na tabela, a Rádio Renascença desce dos 10,2% de audiência registados no segundo trimestre de 2007 para os 9,2% no terceiro (uma quebra percentual de 9,8%).
Em sentido ascendente está a Rádio Comercial. A estação da Media Capital Rádios (MCR) subiu 8,06% em relação à última vaga, para os 6,7% de AAV, ainda assim uma descida se compararmos com o desempenho em igual período do ano passado (-2,9%).
Mas a maior subida foi a registada pela Antena 3, que inverteu a tendência anterior, ao captar mais 17,24% de ouvintes no terceiro trimestre de 2007 do que na vaga anterior. A estação cuja grelha foi em Setembro reformulada fixou-se numa audiência de 3,4%. A Mega FM fecha a lista das rádios que crescem na sua audiência, ao continuar a melhorar a sua audiência em 6,67%, subindo para os 1,6%.
Em contrapartida, o Rádio Clube mantém a tendência de quebra, sendo a estação que mostra a maior descida, quer em relação à vaga anterior (-28,57%), quer em relação à vaga homóloga (-58,33%). A estação totalmente reformulada no início do ano não ultrapassou 1% de audiência acumulada de véspera. A segunda maior descida é protagonizada pela Best Rock, que cai 25% tanto em relação à vaga anterior como ao período homólogo, fixando-se nos 0,6% de AAV.
Também a TSF piora o seu desempenho no terceiro trimestre do ano, descendo dos 4,4% de audiência registados na vaga anterior para os 3,8%. A estação dirigida por José Fragoso apresentou de resto no início de Outubro um reforço na sua programação. No mesmo sentido está a Antena 2, que cai 16,67% em relação à última vaga para os 0,5%. Também a Cidade FM mantém a tendência de quebra com uma descida de 10,87% para os 4,1%. A descida na Antena 1 é menos acentuada (-8%), mantendo-se a rádio pública como a quarta mais ouvida a nível nacional, ao estabilizar nos 4,6% de audiência.
De assinalar que o terceiro trimestre de 2007 colocou pela primeira vez a M80 (a mais jovem estação da MCR), no Bareme - Rádio, que alcançou 0,7% de AAV.
15 de Outubro de 2007, por Maria João Morais

Sem comentários: