sexta-feira, maio 18, 2007

Lusa reformula backoffice e site

Na Meios e Publicidade: No próximo domingo o site da Lusa surge com uma nova imagem. Uma mudança de grafismo que reflecte uma alteração efectuada no backoffice da redacção da agência noticiosa. “O nosso sistema redactorial, onde os jornalistas produziam e colocavam as suas notícias, tinha mais de 10 anos e já estava obsoleto. Havia que actualizá-lo para as necessidades do mercado e das novas tecnologias”, começa por referir Luís Martins, director comercial e de marketing da Lusa.
A resposta a esta necessidade foi o Luna, um sistema desenvolvido pela grega ATC, uma empresa com experiência nas necessidades especificas da agência noticiosa portuguesa já que havia criado um sistema semelhante para a ANA, agência noticiosa helénica. O projecto, com duração de um ano, envolveu um investimento de 1,5 milhões de euros, segundo avançou ao M&P Luís Martins.
O Luna inclui ainda “um modelo de cliente e serviço ligado ao modelo redactorial”, informa o responsável comercial e de marketing. Um modelo que, explica o responsável, permite uma maior flexibilidade na criação de regras de distribuição das notícias pelos diversos clientes que podem especificar de forma pormenorizada que tipo de notícias em texto, fotografias, vídeos ou áudio querem receber do volume que informação que, diariamente, a agência noticiosa disponibiliza por e-mail, satélite, FTP ou no portal através de uma password. “Podemos ir a nichos de mercado, a títulos com targets muito específicos. O mercado de comunicação social é um mercado limitado e sentíamos que havia a necessidade deste tipo de oferta”, adianta Luís Martins.
O novo look&feel do portal foi também realizado pela ATC que propõe na homepage uma nova disposição da informação. Além das secções existentes no portal será ainda adicionada uma zona onde as empresas podem colocar press releases, por um fee mensal ou pontual, estando esta quantia ainda a ser estudada. Contudo, Luís Martins revela que, noutras agências internacionais onde este serviço já está a funcionar, o valor cobrado ronda os 100 euros mensais.
Quando questionado sobre a receptividade deste serviço no mercado, o responsável comercial e de marketing assegura que “em toda a Europa onde este serviço já funciona as agências de comunicação são as principais clientes. Estando aqui nesta área as empresas sabem que serão vistas pelas redacções todas clientes da Lusa”, refere. Ana Marcela
17 de Maio de 2007

3 comentários:

António Pires disse...

Desculpem, ou há um erro nesta notícia ou 1,5 milhões de euros (300 mil contos!!!!) parece-me uma barbaridade para reformular um site de uma agência de notícias!!! E a Lusa é uma agência estatal, logo paga pelos nossos impostos!!!

L.G. disse...

É de facto muito... Mas é o que está na notícia: http://www.meiosepublicidade.pt/noticias_do_dia/media/noticias/2007/05/17/lusa_investe_1_5_milh_es_de_euro/lusa_investe_1_5_milh_es_de_euro.html.

António Pires disse...

Já vi e nunca duvidei de que vocês tivessem citado bem. Mas era o que eu temia... Vai-nos sair dos bolsos...