Na Meios e Publicidade: “A informação de referência não tem de ser paga”. Foi esta a ideia chave que António Zilhão, administrador da Metro News, quis deixar relativamente ao novo diário gratuito Meia Hora, com lançamento previsto para 6 de Junho.
Dois milhões de euros foi o montante que a Cofina Media e Metro News investiram neste projecto de um diário gratuito de referência, cujo o retorno, avança Luís Santana, administrador da Cofina Media, tem um prazo de três anos.
Inspirado no gratuito espanhol ADN, a publicação quer competir no mesmo segmento de títulos como o Público ou o Diário de Notícias. 100 mil exemplares de tiragem, visando alcançar uma audiência potencial de 300 mil pessoas, é a arma que o novo gratuito apresenta para a conquista de mercado.
Semáforos (50%), escritórios/edifícios comerciais (20%), bairros residenciais com alto poder de compra (15%), transportes públicos (5%) e uma selecção de restaurantes em Lisboa (5%) compõem o mix de distribuição do novo diário gratuito que, com esta selecção, procura ir ao encontro do target do título, a classe A/B.
Sérgio Coimbra, antigo director da National Geographic e até há pouco tempo correspondente em Washington de diversos orgãos de comunicação nacionais como a SIC Notícias, Sábado ou Diário Económico, vai liderar editorialmente um projecto composto por uma redacção de 15 jornalistas, com experiência sobretudo em rádio e televisão e com uma média de idades a rondar os 30 anos.
Manuel Falcão e Maria Filomena Mónica, por seu turno, são alguns dos cronistas que o Meia Hora apresenta nas suas entre as 24 e as 32 páginas diárias. Além da opinião, o jornal irá abordar, sobretudo, conteúdos de índole política, económica e internacional, estando a ser discutido, adianta o director do título, a inclusão de conteúdos de outros títulos da Cofina nas páginas do Meia Hora.
Em termos comerciais, o Meia Hora - cuja a direcção na área será assegurada por Rui Nunes, um profissional oriundo do universo da Global Notícias, sob a supervisão de Luís Ferreira, director-geral de Publicidade da Cofina, e António Stilwell Zilhão, administrador da Metro News e sócio fundador da empresa – oferece a possibilidade de, através da unidade de Premium Marketing Events, os anunciantes realizarem acções que vão para além da habitual inserção de anúncios.
O Meia Hora arranca em Junho e, à semelhança de outros títulos gratuitos, não irá ser distribuído no período de Verão. “Estamos a estudar a possibilidade de fazer algumas edições especiais em Agosto, mas ainda não está decidido”, comentou Gonçalo Sousa Uva, administrador da Metro News.
Quando questionados se o que motivou o avanço do projecto em Junho (para poucos meses depois eventualmente não distribuir o título) foi uma tentativa de antecipação ao lançamento de um outro projecto de gratuito há muito falado no mercado, Luís Santana negou. “Fizemos o lançamento agora porque sentimos que era o momento certo para colocar o projecto cá fora”, afirma o director-geral da Cofina.
Instado a comentar se após este lançamento a empresa poderá entrar noutros segmentos com títulos gratuitos, como um desportivo, o responsável responde que “o mercado é pequeno, as oportunidades não surgem com tanta facilidade”. Ana Marcela
1 comentário:
parece-me um conceito ganhador. Já não tenho tempo para o excesso da informação nos pagos diários ditos de referência
Enviar um comentário