terça-feira, maio 03, 2011

'Mensagem do SJ no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa'

No Sindicato dos Jornalistas: "A Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ), em mensagem divulgada a propósito Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que se assinala a 3 de Maio, lembra que permanece na ordem do dia a sua denúncia de que a concentração da propriedade dos meios de comunicação social, o poder absoluto das empresas e dos principais grupos, a degradação das condições de trabalho dos jornalistas, a ameaça de desemprego e a precarização crescentes representam sérias ameaças à liberdade e ao pluralismo.

No documento, o SJ sublinha, tendo em conta o período pré-eleitoral, a "importância e a actualidade do preceito da Declaração Universal que garante a todos os cidadãos o direito de procurar e receber informações e ideias que os habilitem a formar a sua opinião e a tomar decisões de forma esclarecida e consequente".

Nesse sentido, o SJ apela a todos os jornalistas para que, nos diversos degraus da hierarquia que ocupem, assegurem a "difusão e o esclarecimento sobre as opiniões, projectos e propostas que todas as formações políticas, sem excepção nem privilégio, estão a apresentar aos cidadãos com vista às eleições de 5 de Junho". [comunicado integral]

Sem comentários: