sexta-feira, março 31, 2006

Edição Especial...


Pedro M., o nosso formador deste mês, foi atacado por um mosquito carregadinho de malária. A crise de paludismo foi inevitável. O formador substituto não chegou a aparecer... Mas a turma aguentou-se firme e hirta. Pelo menos até sexta-feira, dia da edição especial dedicada ao Pedro... As melhoras!!!

Dica do dia - 5

«Quem precisa de perguntas retóricas?»

quinta-feira, março 30, 2006

Dica do dia - 4

«Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão das ideias nelas contida, e, por conterem mais que uma ideia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam desta forma, o pobre leitor a separá-las nos seus diversos componentes, de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo de leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.»

quarta-feira, março 29, 2006

James Nachtwey e Christopher Morris
«Os últimos heróis do jornalismo», por Luiz Carvalho

Ainda no Expresso Online: "Foram fotógrafos como James Nachtwey e Christopher Morris, que desde ontem estão em Lisboa a convite da Visão, que mudaram a minha vida. Quando descobri as suas fotografias há mais de vinte anos decidi que a arquitectura era uma batata e decidi andar pelo Mundo, Leica no olho, testemunhando a aventura humana. Claro, sou um romântico sem remédio que acredita no jornalismo de causas, na visão de autor para comunicar com os leitores, e que põe a emoção acima da razão quando à minha frente tenho de registar aquilo que desaparecerá para sempre se não disparar certeiro e bater em retirada. Há cinco anos, quando Nachtwey mostrou na Culturgest a sua exposição itinerante, eu fiz por lá uma descida aos infernos, mostrando aos meus alunos de fotojornalismo da UAL o quanto era imprescindível para eles o conhecimento daquelas imagens. Os putos ficaram petrificados. Os trabalhos que me trouxeram no final do ano revelavam uma sensibilidade, que tinha tudo a ver com aquela visão dantesca, que Nachtwey tinha dado através do preto e branco denso e da cor gritante de dor. Penso que aquela experiência lhes terá dito mais sobre o jornalismo que horas e horas de aulas sobre semiologia, estatística, matemática ou como fazer bem televisão com uma câmara num tripé e uma edição com planos de corte!" [continua...]

Fotógrafo James Nachtwey em Portugal
«O trabalho dos jornalistas pode mudar o mundo»

A ler e a ouvir no Expresso Online: "O fotógrafo de guerra mais conceituado de todos os tempos, James Nachtwey, chegou esta manhã a Portugal. Numa breve conferência de imprensa definiu a fotografia como uma «linguagem universal» e salientou que «o trabalho dos jornalistas pode mudar o mundo». Já passava do meio-dia quando James Nachtwey entrou na sala do Hotel D. Pedro V, em Lisboa, acompanhado por mais três figuras do jornalismo mundial: Christopher Morris, que fotografou, entre outras, as guerras no Afeganistão; o francês Alain Mingam, que fotografou a revolução dos cravos em Portugal; Mary Anne Golon, editora da revista Time. Os quatro profissionais estão em Portugal para integrar o júri do Prémio Fotojornalismo Visão/BES. E foi precisamente sobre fotojornalismo que durante cerca de 20 minutos deram os seus pareceres."

Dica do dia - 3

«Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"»

terça-feira, março 28, 2006

Dica do dia - 2

«Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida».

segunda-feira, março 27, 2006

Dica do dia - 1*

«Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez. Por outras palavras, não repita a mesma ideia várias vezes».

* Na internet, estas dicas são atribuídas ao Professor João Pedro, da Universidade de Campinas, São Paulo (Brasil).

domingo, março 26, 2006

«Error 500»

A ler no Pautas Desafinadas: «Levámos um arrepio ontem no atelier on-line

terça-feira, março 14, 2006

Kevin Sites recebe Prémio Daniel Pearl



No sítio do Sindicato dos Jornalistas: "O repórter de guerra Kevin Sites, freelance que divulga os seus trabalhos através do portal Internet Yahoo!, foi galardoado com o Prémio Daniel Pearl pela Coragem e Integridade no Jornalismo 2006, atribuído pelo Clube de Imprensa de Los Angeles. O jornalista norte-americano foi escolhido em virtude do seu «estilo de trabalho, do solitário compromisso para com a verdade, pela selecção do que vale a pena ser noticiado e pelo foco nos rostos humanos e no destino humano», o que, segundo os pais de Daniel Pearl, jornalista morto em 2002 no Paquistão, espelham a filosofia de trabalho do seu filho." [notícia completa]

sexta-feira, março 03, 2006

A ver: «Boa Noite, e Boa Sorte»

"A acção de "Boa Noite, e Boa Sorte" decorre nos primórdios do jornalismo televisivo, na América dos anos 50. O filme retrata o conflito verídico entre Edward R. Murrow, um "pivot" pioneiro e o Senador Joseph McCarthy e a Comissão do Senado das Actividades Anti-Americanas. Graças à sua vontade de esclarecer o público, o inovador Murrow e a sua dedicada equipa - dirigida pelo seu produtor Fred Friendly e Joe Wershba na redacção da CBS - desafiam pressões da empresa e dos patrocinadores ao analisar as mentiras e as tácticas rasteiras perpetradas por McCarthy durante a sua "caça às bruxas" aos comunistas. O diferendo agrava-se quando o Senador reage, chamando comunista ao "pivot". Neste clima de medo e represálias, a equipa da CBS continua o seu projecto e a sua tenacidade acaba por surtir frutos, quando McCarthy é chamado a responder perante o Senado e despojado de todo o seu poder, ao mesmo tempo que as suas mentiras e estratégias prepotentes são finalmente desmascaradas. Apesar disso, Murrow e a equipa pagaram cara a sua ousadia e o programa foi transferido para um horário menos nobre. O seu legado, contudo, permaneceu intacto e continua a ecoar hoje como padrão para o jornalismo televisivo de qualidade." [In CineCartaz do PÚBLICO]