quarta-feira, março 29, 2006

James Nachtwey e Christopher Morris
«Os últimos heróis do jornalismo», por Luiz Carvalho

Ainda no Expresso Online: "Foram fotógrafos como James Nachtwey e Christopher Morris, que desde ontem estão em Lisboa a convite da Visão, que mudaram a minha vida. Quando descobri as suas fotografias há mais de vinte anos decidi que a arquitectura era uma batata e decidi andar pelo Mundo, Leica no olho, testemunhando a aventura humana. Claro, sou um romântico sem remédio que acredita no jornalismo de causas, na visão de autor para comunicar com os leitores, e que põe a emoção acima da razão quando à minha frente tenho de registar aquilo que desaparecerá para sempre se não disparar certeiro e bater em retirada. Há cinco anos, quando Nachtwey mostrou na Culturgest a sua exposição itinerante, eu fiz por lá uma descida aos infernos, mostrando aos meus alunos de fotojornalismo da UAL o quanto era imprescindível para eles o conhecimento daquelas imagens. Os putos ficaram petrificados. Os trabalhos que me trouxeram no final do ano revelavam uma sensibilidade, que tinha tudo a ver com aquela visão dantesca, que Nachtwey tinha dado através do preto e branco denso e da cor gritante de dor. Penso que aquela experiência lhes terá dito mais sobre o jornalismo que horas e horas de aulas sobre semiologia, estatística, matemática ou como fazer bem televisão com uma câmara num tripé e uma edição com planos de corte!" [continua...]

Sem comentários: