quarta-feira, julho 14, 2010

«Jornal do Brasil termina edição em papel»

No SOL: "O Jornal do Brasil, um dos mais antigos diários do país lusófono da América do Sul, com primeira edição impressa em 1891, anunciou esta terça-feira que deixará de circular nas bancas, mantendo apenas a sua edição electrónica. A data para o fim da versão impressa será decidida ainda esta semana. O processo resulta de dificuldades financeiras do diário de cerca de 100 milhões de reais (45 milhões de euros)." [notícia integral]

segunda-feira, julho 12, 2010

«Sindicato dos Jornalistas considera 'inaceitável' despedimentos no RCP»

Na Bola: "A Media Capital Rádio decidiu suspender as emissões regulares do Rádio Clube Português às 24h00 deste domingo. O Sindicato dos Jornalistas apelou aos 36 trabalhadores despedidos no processo a recorrerem a «todas as formas de luta»." [notícia integral]

«Rádio Clube deixa hoje de emitir»

No DN: "O projecto do Rádio Clube Português(RCP) como estação de notícias termina hoje, passando a transmitir três noticiários ao longo do dia, sendo o essencial da emissão dominada por música dos anos 60 e 70." [notícia integral]

domingo, julho 11, 2010

«Rádio Clube Português 'descontinuada'»

«Contas feitas, ó jornalista, sabes quanto vales, sabes, sabes, sabes? 14%»

No Correio da Manhã (via Historiador do Instante): "Venho defendendo há muito a tese de que o negócio do jornalismo é na realidade um negócio cujo valor reside na embalagem e transporte e não na matéria prima. Bem sei que tal contraria a ideia que os meus distintos colegas gostam de ter do seu trabalho -- até porque sem pensarmos bem do que fazemos não vamos conseguir fazer nada. A matéria prima -- isto é: a informação -- é praticamente grátis. O processo de a recolher e tratar até constituir uma massa com algum interesse -- uma notícia -- envolve pessoas treinadas. As pessoas e seus os processos são a "parte editorial" da atividade. Em média, nos EUA, a parte editorial representa 14% dos custos de um jornal. Mais de metade, 52%, são custos de produção (conclusões do Chief Economist da Google, Hal Varian, que estudou elementos estatísticos da US Statistical Abstract, da Newspaper Association of America, da Pew Foundation e de fontes académicas)." [artigo integral]