sexta-feira, agosto 31, 2007

CNN corta com Reuters

Será o começo do fim das agências de notícias?

Na Meios e Publicidade: A cadeia televisiva CNN anunciou o fim da utilização dos serviços da agência Reuters, após 27 anos de parceria entre as duas entidades. Segundo a própria Reuters, a decisão prende-se com a contenção de despesas e com a vontade em investir nos seus próprios meios de captação noticiosa. A partir de hoje, a estação detida pela Time Warner vai deixar de utilizar textos, fotografias e conteúdo televisivo provenientes da agência noticiosa."Estamos a fazer um investimento significativo nos nossos meios de busca de notícias e ao mesmo tempo a procurar reduzir a dependência em material de agência", afirmou Tony Maddox, vice-presidente executivo da CNN.
A estação vai, contudo, continuar a usufruir dos acordos com a Associated Press e Associated Press News Television, concorrentes da Reuters.
Já o presidente de Media da Reuters, Chris Aheam, lamentou que "depois de um período de extensa discussão não tenha sido possível chegar a um acordo", citou o site do The Guardian.
31 de Agosto de 2007, por Maria João Morais

quinta-feira, agosto 30, 2007

Receitas dos jornais diários caem em 2007

No DN: "Os jornais diários em Portugal vão gerar menos receitas este ano do que em 2006. Esta é a conclusão de um relatório da consultora PricewaterhouseCoopers, que aponta a quebra continuada de vendas no segmento para a descida de 0,7%, 222 milhões de euros. Quanto às revistas, a estimativa é mais optimista, já que as receitas do sector cresceram 2,6% para 375 milhões de euros." [notícia completa]

sexta-feira, agosto 24, 2007

Cabo: TVI terá canal generalista e de informação em 2008

Na Meios e Publicidade: A TVI vai ter em 2008 dois canais na rede cabo: um de informação e outro de cariz generalista. Segundo José Eduardo Moniz, director-geral da TVI, revelou hoje aos jornalistas, o acordo com a TV Cabo estará concluído até ao final deste ano. O início das emissões acontece seis meses após a conclusão do processo negocial.O objectivo é que os novos canais sejam "de referência" e "altamente competitivos", afirmou Moniz, sublinhando que quando a TVI "se envolve em qualquer matéria não é apenas para marcar presença".
O canal de informação vai estabelecer parcerias com o canal principal da TVI e poderá dar destaque a matérias de economia e de lazer. A disputar território com SIC Notícias e RTPN, Moniz adianta que a estação terá um "perfil não coincidente com o dos seus concorrentes".
Ficção nacional, internacional e programas de entretenimento vão preencher o novo canal generalista no cabo com a chancela TVI. Haverá espaço para produções específicas para o canal, ao mesmo tempo que será feita uma "articulação com as produções da TVI".
Desde 2000 que a Media Capital, entretanto adquirida pela Prisa, mantém negociações com a Portugal Telecom no sentido de lançar canais no cabo, processo esse que tem sido alvo de sucessivos atrasos. As negociações entre as duas empresas começaram a ser lideradas por Miguel Pais do Amaral e Murteira Nabo e estiveram à beira de ser concluídas em 2002. Já este ano, Manuel Polanco, administrador-delegado da Media Capital, afirmou que o acordo com a PT seria assinado em 2007, dando origem ao canal de informação e a um canal de música. Agora, e de acordo com José Eduardo Moniz, o fim da OPA sobre a PT parece garantir a viabilização do acordo com a Media Capital. 24 de Agosto de 2007, por Maria João Morais

terça-feira, agosto 21, 2007

Jornalistas da «África Today» em greve

No Sindicato dos Jornalistas: "Os jornalistas da revista "África Today", editada em Lisboa, estão em greve por tempo indeterminado, desde as 9 horas de hoje, 21 de Agosto, em defesa dos seus direitos, nos termos do pré-aviso apresentado pelo Sindicato dos Jornalistas (SJ), no passado dia 13. A paralisação, comunicada à Gerência da Xangai Editora, Lda e ao Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, "constitui uma forma de luta contra a violação de direitos dos trabalhadores", de acordo com o pré-aviso." [Força Sérgio!]