quinta-feira, fevereiro 23, 2006

«Sarajevo, 1994 - água gaseificada»

A ler no «Escrita em Dia», do jornalista Carlos Narciso: "A falta de água era outro problema... as torneiras da casa-de-banho do quarto nem pingavam... não havia modo de tomarmos banho. Combinei com o Vítor Caldas que nenhum de nós cagava na casa-de-banho. E assim foi... quando a necessidade apertava, descíamos doze andares para irmos à casa-de-banho do hall... que tinha merda até ao tecto! Era horrível... Tomávamos banho de copo ou o chamado "banho checo", no bidé... mas, quando em Itália fui às compras e comprei água mineral, inadvertidamente só comprei água gaseificada. Ah!, aquela sensação de lavar o rabo com água gaseificada..." [post integral]

War Photographer

Estava a ler a Visão... James Nachtwey vai presidir à sexta edição do Prémio Fotojornalismo VISÃO/BES. Recordo o documentário War Photographer, de 2001.



"I have been a witness, and these pictures are my testimony. The events I have recorded should not be forgotten and must not be repeated." (James Nachtwey)
...
War Photographer . www.war-photographer.com
War Photographer [IMDB] . www.imdb.com
James Nachtwey . www.jamesnachtwey.com
Prémio Fotojornalismo VISÃO/BES . visaoonline.clix.pt

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

O exercício da semana: um «panning»

Autor: L.Galrão
[Campo dos Mártires da Pátria, 2000] [Outro, aqui]

O que é?: Quando fotografamos algo que vai a uma velocidade razoável, utilizando um tempo de exposição longo, há tendência para haver um efeito de arraste. Se no entanto acompanharmos o objecto em movimento com a máquina fotográfica durante todo o tempo de exposição, obtemos aquilo a que se dá o nome de panning.
Num panning, o objecto em movimento, se bem seguido, fica focado, enquanto que os outros planos ficam com o efeito de arraste devido à obturação lenta. Quanto mais lenta for a velocidade de obturação, maior será o efeito de arraste, mas mais dificil é fazer o panning. A velocidade correcta, para um bom panning, tambem depende muito da velocidade a que o objecto fotografado se está a mover. [Fonte]

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Uma amostra...

Das últimas reportagens:

"Há de tudo, menina, há de tudo!"
Feira da Ladra, quanto aguentas?

Louça antiga? Livros em segunda mão? Artesanato sul-americano? "Há de tudo, menina, há de tudo!". Nesta feira, no Campo de Santa Clara, encontra-se à venda um pouco de tudo. Os melhores negócios são feitos de manhã, muito cedo, quando os melhores artigos ainda não foram vendidos. Da parte da tarde, desta feira que se realiza todas as terças e sábados, "do nascer ao pôr do sol", restam apenas alguns comerciantes, espalhados pelo campo, que, cansados da falta de clientes, começam a arrumar o seu estaminé quando o sol ainda vai alto.
[texto integral]


Todos os dias no Oceanário de Lisboa
Crianças exploram os Oceanos

Hoje não vão aprender a ler, nem a fazer contas de somar. Hoje não há sílabas novas nem subtracções. Hoje, a Sara e os outros catorze meninos e meninas do primeiro ciclo do Externato Europa, de Cascais, não vão ficar fechados na habitual sala de aulas. Têm uma visita de estudo. À sua espera está o Atelier dos Oceanos, uma das actividades que integra o programa educativo do Oceanário de Lisboa. Durante uma manhã, a Sara e as restantes crianças da sua aula vão ser "exploradoras dos oceanos".
[texto integral]


A Sociedade Portuguesa de Naturalogia comemora 94 anos
A dar de comer, naturalmente...

São as "energias positivas" que levam Olga Maria, reformada de 69 anos, a dirigir-se à Sociedade Portuguesa de Naturalogia (SPN), em Lisboa. Já o faz há doze anos, desde que ficou viúva, altura em que decidiu procurar algo com que ocupar o seu tempo. Foi lá que descobriu a paixão pela pintura e o gosto pelo vegetarianismo. E é lá que almoça todos os dias, no refeitório da sociedade, rodeada por muitos outros vegetarianos das mais variadas idades.
[texto integral]


Trânsito condicionado em Alfama
Sem carros e sem clientes

Alfama convive há quase dois anos e meio com medidas de condicionamento de trânsito e estacionamento. Passado este tempo, os comerciantes diferem na avaliação da medida. Muitos contestam o sucesso da iniciativa e acusam a Câmara de falta de diálogo.
[texto integral]

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Gota a gota

Depois das desastrosas notícias dos últimos dias no Mundo, achei que era bom partilhar esta fábula que me contaram e que recordo sempre que sinto que não vale a pena lutar contra marés.

A todos nós, os que queremos mudar o Mundo... :

O Mário sorriu e perguntou-me:
- Sabes a história do colibri?
- Não... - disse eu curiosa e à espera.

E depois lá ma contou:

- Uma vez houve um incêndio enorme numa floresta que fez com que todos
os animais fugissem do fogo. Era impossível combatê-lo. Enquanto fugiam repararam que um pequeno colibri entrava e saía do fogo.
À enésima vez o Leão achou aquilo demasiado estranho e perguntou-lhe:
"Ó colibri, afinal o que andas tu a fazer a entrar e a sair deste fogo
enorme?"
E ele disse:
"É que eu encontrei um rio aqui perto. Então encho o bico de água e
atiro para o fogo!"
O Leão admirado, insistiu:
"Então, tu tão pequenino, achas mesmo que consegues apagar este fogo
imenso? É impossível!"
"Eu sei que é impossível, mas eu faço a minha parte..."



beijinhos!

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

3º Encontro Nacional sobre Weblogs

O site do 3º Encontro Nacional sobre Weblogs já está em funcionamento. O weblog do evento abre com uma pergunta provocatória: E se os weblogs acabassem em 2006? Os organizadores querem que "esta questão venha a dominar grande parte do Encontro - mesmo que os weblogs deixem de existir antes de 13 e 14 de Outubro de 2006" [a data do Encontro].

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Anjinhos e Anjões

Tenho de partilhar convosco o quanto gostei da metáfora de hoje relativamente às eleições. ;) Daquilo que me lembro, passo a citar:

Existem uns anjinhos que vão atirando lama às asinhas uns dos outros para ver quem fica mais sujo. A determinada altura a lama já é tanta que mais parece um mudwrestling. E de repente aparece um anjão, de quem nunca ninguém ouviu, que ficou lá escondido na sua casa em ? (não me lembro do nome) e que acaba por açambarcar os anjinhos... Estas eleições foram de anjinhos e anjões. E eu não gosto disso.

Cavaco, desculpa, mas és um vil anjão! ;)

PS - Se alguém se lembrar de mais alguma coisa, acrescentem por favor. :)